31 mar Seu cão detesta estes cheiros!
Quando o assunto é olfato, seu cão é campeão! Nossos melhores amigos têm este sentido muito mais desenvolvido do que nós, humanos.
Eles possuem entre 150 e 300 milhões de células olfativas. Nós temos apenas 5 milhões. Cães têm grande memória olfativa, por isso conseguem encontrar objetos, locais e pessoas usando somente o olfato.
Tenha em mente que cheiros que agradam você podem desagradar seu amigo pet – e vice-versa. Um exemplo clássico é o cheiro de urina e fezes, que nos causam repulsa e rejeição, mas, para os cães, são odores que oferecem informação e despertam interesse.
Que cheiros, então, devem ser evitados? Produtos de limpeza e derivados de álcool, por exemplo, são muito fortes para eles. Até mesmo os perfumes (incluindo os aromatizadores de ambientes, shampoos etc.) podem incomodá-los.
Compostos à base de cloro e amoníaco são ótimos desinfetantes e ajudam a manter o ambiente livre de microorganismo que podem causar doenças no seu pet – mas esses produtos causam podem irritar as narinas e a pele dos cães. Por isso, durante a limpeza, evite manter o seu pet no local e, depois, deixe o ambiente bem arejado, para que o cheiro se dissipe mais facilmente.
A pimenta também é incômoda para o olfato do cão, por conter uma substância chamada Capsaicina, que é muito irritante para qualquer mamífero – inclusive para nós. Quem nunca lacrimejou ao provar um molho de pimenta mais forte? Para os cães, este efeito é potencializado em 25 vezes, o que faz com que sintam a sensação de queimadura nas narinas.
Cheiros cítricos, óleos essenciais, esmaltes e acetonas são detestados pelos cachorros. Eles provocam espirros, coceiras, e podem irritar bastante as narinas dos pets. Naftalina é outra substância que, além de detestável, é perigosa para os cães, pois pode afetar o sistema nervoso e fígado, provocando vômitos, convulsões ou outros sintomas.
É claro que cada cão é diferente do outro. Alguns desses cheiros podem ser mais ou menos irritantes para o seu pet. O importante é ficarmos atentos ao nossos amigões e poupá-los daquilo que os incomode!
No Comments