31 mar Que bafinho! O que posso fazer?
MARQUE A LIMPEZA DOS DENTINHOS DO SEU PET
De vez em quando você pode sentir um odor estranho no hálito do seu amigo pet. Esse “bafinho” pode ter diversas causas, mas a boa notícia é que ele não apenas pode ser tratado, como também evitado.
A mudança no odor da boca, conhecida como halitose, nos pets tem como causa mais comum o acúmulo de tártaro nos dentes e cáries. A saliva contém elementos que mineralizam e formam placas amareladas nos dentes, geralmente nos molares. Se não for tratado pode evoluir para uma gengivite que, em casos mais severos, pode provocar perda óssea, perda de dentes e até infecções graves.
Infecções na boca, alimentação inadequada, diabetes, insuficiência renal e até mesmo algumas doenças respiratórias também podem ser causas de mau hálito nos pets.
Quando detectar mau hálito em seu pet, leve-o para uma consulta com o médico- veterinário para que ele identifique a causa – que pode ter sua origem na boca, na garganta ou no estômago do animal – e dê o diagnóstico correto.
Para evitar o mau hálito acostume seu pet, desde filhote, à escovação. No início, use as dedeiras específicas para isso e a pasta dental para pets. Mais adiante, introduza a escova de dentes. Sempre que ele se comportar durante a escovação, recompense-o.
Outra dica é oferecer a eles brinquedos indicados para limpar os dentes, com cerdas de nylon ou os específicos para matar os germes presentes na boca dos pets. Existem também petiscos para a higiene bucal e sprays que previnem a formação da placa bacteriana nos dentes.
É perfeitamente possível cuidar para que seu pet não tenha esse tão desagradável “bafinho”! É uma questão de bons hábitos e bons cuidados com a saúde e com a alimentação. Seu pet agradece!
No Comments