Chubaci | Minha gata está no cio?
15683
post-template-default,single,single-post,postid-15683,single-format-standard,bridge-core-2.9.4,ajax_fade,page_not_loaded,,paspartu_enabled,paspartu_on_bottom_fixed,qode-theme-ver-16.6,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive
 

Minha gata está no cio?

Minha gata está no cio?

O primeiro cio de uma gata costuma acontecer entre o terceiro ao sexto mês de vida, mas pode variar conforme a raça, se a fêmea ainda não tiver atingido seu peso mínimo e se há ou não convívio com gatos machos. Castre antes do primeiro cio, castração precoce é o meio mais inteligente e eficaz.
Depois do primeiro cio, em média a cada 2 meses a gata o terá novamente. Elas só aceitam a aproximação do macho nessa época e costumam ficar tão interessadas no acasalamento, que é preciso cuidado redobrado para que não fujam de casa.
Por isso, é importante que o tutor saiba identificar quando sua gata está no cio. Neste período elas geralmente ficam mais “dengosas”, demandando atenção, miando alto, principalmente à noite, e fazendo piruetas corporais. Também é comum elas se esfregarem em nossas pernas com mais frequência e que parem em posição de cópula, com a coluna curvada e a cauda afastada lateralmente.
O cio dura de 5 e 20 dias, e depende de fatores externos. Por exemplo, uma gata entra no cio quando gatos machos não castrados estão por perto. Ao sentir o cheiro deles, o corpo dela se “prepara” para a reprodução. Se ela continuar perto de gatos machos, o ciclo pode iniciar mais uma vez, ou seja, sua duração será maior.
Durante o cio, os órgãos sexuais da gata podem ficar inflamados, levando-a a lamber a zona genital com frequência. Nem todas têm sangramento e algumas delas podem querer marcar o território com urina, que nesta fase tem cheiro bastante forte.
Bons tutores optam pela castração, que evita o cio e previne inúmeras doenças.
Tenha paciência com sua gatinha quando ela estiver no cio – ou fora dele. Cuide do seu bem-estar e, se quiser evitar o cio, pense com cuidado nas opções, na segurança e no bem-estar da sua amiguinha.
No Comments

Post A Comment